BlogBlogs.Com.Br

Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Onde encontrar inspiração?

"A minha musa inspiradora é o meu prazo de entrega." -- Luis Fernando Verissimo


Todo mundo sabe que inspiração é só uma parte do processo de escrita. Tem aquele lance da transpiração que estamos cansados de ouvir.

Quem escreve sempre está sujeito a encontrar uma pedra no meio do caminho, o famoso bloqueio criativo. Para contornar este problema, além de conhecer técnicas de escrita é bom ter material que inspire a escrita.

E a musa, esta sem vergonha, pode estar escondida atrás de qualquer moita. O redator que a encontrar... hum...

Enfim, vou listar aqui os lugares onde costumo buscar inspiração e como as uso, espero que te ajude:

***
1. Artes: Ideias surgem com frequência quando ouço música, leio um livro, assisto algum filme ou vejo uma ilustração.

Sem qualquer intenção, gosto de escrever sobre eles, sobre o assunto que tratam, sobre o sentimento que transmitem. Imaginar um título para aquele quadro, que produto ele venderia, et cetera.

***
2. Pessoas: Método clássico. As pessoas têm histórias interessantes e você tem duas opções de aproveitá-las: através do conhecimento ou da imaginação.

Eu sou um curioso e adoro ouvir conversas e conversar, para conhecer melhor meus parentes, amigos, colegas e mesmo desconhecidos.

É um exercício interessante inventar situações e diálogos inusitados: nossa mãe numa feira de anime, aquele chato do trabalho na torre da Rapunzel (sem a Rapunzel fica mais divertido), Oscar Wilde conversando com a Dillah, entre outras possibilidades.

***
3. Blogs: Pois é, quem é blogueiro tem que defender a categoria, né? Gosto de pesquisar blogs que tratem do assunto sobre o qual preciso escrever, mais do que aqueles sites específicos cheios de informações e formalidades. A linguagem informal dos blogs facilita muito mais o surgimento de um insight.

Entre os blogs que visito frequentemente estão: Kibe Loco, Jovem Nerd, Brainstorm#9, Puta Sacada e o Dr. Pepper.

***

"Acredito, sim, em inspiração, não como uma coisa que vem de fora, que "baixa" no escritor, mas simplesmente como o resultado de uma peculiar introspecção que permite ao escritor acessar histórias que já se encontram em embrião no seu próprio inconsciente e que costumam aparecer sob outras formas — o sonho, por exemplo. Mas só inspiração não é suficiente." -- Moacyr Scliar

Estes são os principais lugares onde busco inspiração (ou pelo menos entretenimento/material de referência), mas é claro que existem outros, os quais vou deixar convenientemente para uma próxima.

;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails